terça-feira, 14 de abril de 2009

"Gota d'Água" carioca chega a São Paulo com reforço musical



"Partido Alto" e "O que Será (À Flor da Pele)" foram incluídas na trilha do espetáculo


"Em 1975, na montagem original de "Gota d'Água", eram quatro as canções a embalar a tragédia de Joana (Bibi Ferreira), Medéia brasileira abandonada pelo marido (Jasão) e à beira de uma vingança de que ninguém na simplória Vila do Meio-Dia se esqueceria.

A partir de amanhã, "Bem Querer", "Basta Um Dia", "Flor da Idade" e a canção que dá nome ao espetáculo ganham a companhia de "O que Será (À Flor da Pele)" e "Partido Alto", na leitura do diretor João Fonseca para o musical de Chico Buarque e Paulo Pontes.

"Apenas criei uma estrutura mais próxima à do musical que estamos acostumados a ver hoje em dia. Não houve traição à idéia original. Só coloquei música onde já havia sugestão", diz Fonseca. "Sei que é uma ousadia, mas foi algo pensado e pesquisado. Um enxerto é uma coisa muito perigosa, pode causar rejeição. Mas as [novas] canções são do mesmo período [da concepção de "Gota d'Água'], do mesmo Chico, têm as mesmas sonoridade e teatralidade."

O espetáculo estreou no Rio, em outubro de 2007, e recebeu duas indicações ao Prêmio Shell (melhor ator, para Thelmo Fernandes -que faz Creonte, dono do conjunto habitacional em que se passa a trama-, e música, para Roberto Burguel).

Se a porção musical cresceu em relação à original, o oposto se deu com o elenco e a duração das cenas: personagens foram condensados (restaram 10 das 15 figuras centrais), e a história agora chega ao fim uma hora antes (eram três horas e meia).

A atriz Izabella Bicalho, que encarna a mulher trocada por uma mais jovem, idealizou o projeto há três anos. "Sempre fui apaixonada por tragédia grega, mas esbarrava na minha missão de artista, que é ter alcance popular grande. Eram coisas díspares. Até que me lembrei de "Gota d'Água"."

Primeira feminista

E por que a saga de Medéia/ Joana segue atual? "Porque é sobre amor, desilusão, abandono. E isso são coisas com que as pessoas sempre vão se identificar. Ela é um símbolo de luta, perseverança, conquista. Está muito à frente de seu tempo", sugere Bicalho. "É a primeira feminista", arrisca Fonseca.

"E há também um viés político, que continua atual, infelizmente. A peça trata da eterna opressão do pobre pelo rico. Creonte é um explorador e Joana, uma espécie de guerrilheira; apesar de sua atitude extremada [matar os filhos e a si mesma para castigar Jasão] e de ser movida por vingança, é admirada e benquista pelo público. Não a condenamos, pois ela é incorruptível, não se vende, algo raríssimo hoje em dia", completa ele.

Depois de "Gota...", Fonseca dirige "O Santo e a Porca", de Ariano Suassuna, no Rio. Já Bicalho será a mãe da personagem-título de "Capitu", microssérie de Luiz Fernando Carvalho para a Globo".

GOTA D'ÁGUA
Quando: estréia amanhã, às 20h30; sex. e sáb, às 20h30; dom., às 18h; até 22/6
Onde: teatro do Sesc Vila Mariana (r. Pelotas, 141, 0/xx/11/5080-3000); classificação 14 anos
Quanto: de R$ 5 a R$ 20


Por Lucas Neves - Folha de São Paulo - 29/05/08.


Nenhum comentário:

Postar um comentário